O comandante do 12ª CRPM (Comando Regional de Polícia Militar), coronel Márcio Leandro Reisdorfer, confirmou a vinda de 26 policiais militares para a região. Destes, 18 serão alocados no 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e vão reforçar as equipes de Radiopatrulha em Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Schroeder e Massaranduba.
De acordo com Reisdorfer, a decisão foi repassada pelo Comando-Geral da Polícia Militar em reunião na tarde desta sexta-feira (25). O coronel destaca que o número anunciado superou as expectativas do comando regional.
“Nós recebemos essa notícia com muita alegria, foi mais que a nossa expectativa. Nós mantemos números prodigiosos na área da segurança pública e essa distribuição atende a critérios técnicos do Comando-Geral da Polícia Militar”, ressalta.
Para nós, é uma vitória e vamos continuar com o trabalho de qualidade prestado, pois esses policiais somam às atividades que já desenvolvemos para buscar diminuir os índices de criminalidade de uma das regiões mais seguras do Estado mais seguro do Brasil”, completa.
Reisdorfer frisa que, dos 26 policiais militares que vêm para o 12º CRPM, 18 ficarão no 14º Batalhão de Polícia Militar. Os outros oito vão para o 23º BPM, em São Bento do Sul. Ele afirma que os batalhões recebem apoio das Prefeituras para a compra de equipamentos e viaturas, mas que o policial militar é essencial para a garantia da segurança das pessoas.
“Quem faz acontecer na área de segurança pública são as pessoas, o nosso efetivo, a nossa tropa. Hoje, estamos comemorando o Dia do Veterano, reverenciando as pessoas que nos antecederam. É o homem quem faz acontecer e é a nossa tropa a quem a gente deve a nossa gratidão. Esses que chegam vêm somar à nossa luta diária”, finaliza.
Alguns dos policiais militares que chegam na região são recém formados no Curso de Formação de Soldados e outros serão realocados de outros batalhões.
Mobilização política
O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) comemorou a decisão. A medida atende a um pedido feito pelo parlamentar, respaldado por várias entidades empresariais e comunitárias, para que o contingente de policiais militares da região seja recomposto.

Foto: Divulgação
No início deste ano o deputado se reuniu com o comandante-geral da PM, coronel Marcelo Pontes, para tratar da questão. Também entregou ofício e documentos ao governador Carlos Moisés, com manifestações de entidades de classe sobre a urgência em aumentar o efetivo.
Segundo ele, nos últimos anos, a região viu o efetivo de policiais militares diminuir, já que muitos se aposentaram, foram transferidos ou se afastaram por motivos de doença, entre outros fatores.
“A população cresceu e o efetivo policial diminuiu. Era urgente reverter esse quadro. Por isso é com grande satisfação que recebemos essa informação. Atuamos firmemente para normalizar essa situação e continuaremos a nossa luta em favor da segurança da população”, comemora o deputado.
Ele também destacou que a vinda de novos policiais irá diminuir a sobrecarga de trabalho existente para manter a qualidade do serviço, com policiais acumulando jornadas de trabalho.
“Se hoje temos bons índices de combate à criminalidade, isso se deve ao esforço da tropa”, destaca.