Um comércio na rua Max Colin, em Joinville, no Norte de Santa Catarina, foi alvo de dois furtos no mesmo dia. Os crimes ocorreram no domingo (13) em horários distintos: o primeiro, por volta das 4h58, e o segundo, às 14h25.
Nas duas ocorrências, o estabelecimento foi arrombado, resultando no furto de um notebook e vários celulares. O portal SCC10 entrou em contato com a Polícia Militar (PM) para obter informações sobre o caso, mas até o momento não recebeu uma resposta relacionada aos desdobramentos.
Veja o momento:
*Com informações de Joinville Forte
Você sabe a diferença entre furto e roubo?
Segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, o crime de furto é descrito como subtração, ou seja, diminuição do patrimônio de outra pessoa, sem que haja violência.
O Código Penal prevê para o furto pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. A lei prevê aumento de pena para quem cometa o crime durante a noite, e para os casos de furto de pequeno valor, permite diminuição ou até perdão de pena, aplicando-se apenas a pena de multa, é o chamado furto privilegiado.
O Código Penal também descreve o furto qualificado, situações onde a pena é mais grave em razão das condições do crime, como destruição de fechadura, abuso de confiança, concurso entre pessoas, entre outras.
O roubo é crime mais grave, descrito na lei como subtração mediante grave ameaça ou violência. A pena prevista é de 4 a 10 anos e multa. A lei também prevê aumento de pena para o cometimento de crime sob certas circunstâncias como, utilização de arma, auxílio de mais uma pessoa, restrição de liberdade da vítima, entre outras.
Fonte:SCC10