Prazo para regularizar título de eleitor termina nesta segunda-feira
Por Administrador
Publicado em 17/05/2025 08:49
Geral
Foto: Divulgação/GOVBR

Eleitores que não votaram, não justificaram a ausência e não pagaram a multa nas últimas três eleições têm até segunda-feira, 19 de maio, para regularizar o título de eleitor. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 5 milhões de brasileiros podem ter o documento cancelado caso não resolvam as pendências. 

Para verificar a situação do título, o eleitor pode acessar o site do TSE ou do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado. A regularização pode ser feita online, por meio do Autoatendimento Eleitoral ou do aplicativo e-Título, com pagamento das multas via Pix ou boleto. 

Também é possível comparecer ao cartório eleitoral mais próximo, levando um documento oficial com foto, o título de eleitor (físico ou digital) e comprovantes de votação, justificativa ou pagamento de multa, se houver.

O cancelamento do título pode acarretar diversas restrições, como impedimento para tirar passaporte, assumir cargo público, renovar matrícula em instituições públicas de ensino e obter empréstimos em bancos públicos.

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, reforçou a importância de manter a situação eleitoral regularizada para garantir o pleno exercício da cidadania.

Comentários