O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por exames médicos nesta segunda-feira (26) no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após sentir tontura no Palácio da Alvorada.
O mal-estar ocorreu após o almoço. Lula acionou a médica da Presidência, Ana Helena Germoglio, e seguiu para a unidade hospitalar por volta das 14h30, cancelando todos os compromissos da tarde, incluindo uma reunião com a Junta de Execução Orçamentária, prevista para as 15h.
O presidente permaneceu cerca de duas horas no hospital. Em boletim divulgado às 19h, o Sírio-Libanês informou que Lula foi diagnosticado com labirintite após um quadro de vertigem. Os exames de sangue e imagem apresentaram resultados normais. Após a avaliação, ele retornou ao Alvorada e foi orientado a permanecer em repouso.
A participação de Lula na cerimônia do Dia do Diplomata, marcada para a manhã desta terça-feira (27), ainda depende de sua recuperação. As viagens previstas para a Paraíba e Pernambuco na quarta-feira (28), e para o Paraná e Santa Catarina na quinta-feira (29), estão mantidas até o momento.
Em fevereiro, o presidente realizou seu check-up anual em São Paulo. A consulta foi adiada no fim de 2024 por conta da recuperação de uma queda sofrida em outubro, no Palácio da Alvorada, que exigiu internação e afastamento temporário das atividades oficiais.