Um caminhoneiro de 36 anos foi preso na manhã deste sábado (28) na BR-101, em Paulo Lopes, durante uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil de Santa Catarina. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto por envolvimento no desvio de uma carga de peças automotivas avaliada em R$ 1,5 milhão.
A prisão ocorreu após os investigadores identificarem que o motorista, natural de Cidreira (RS), retornava do estado de São Paulo com destino ao Rio Grande do Sul. Ele não havia sido localizado durante uma ação deflagrada na última terça-feira (24), quando equipes cumpriram mandados de busca e prisão nas cidades catarinenses de São Francisco do Sul, Araquari e Joinville, além dos municípios gaúchos de Osório e Gravataí.
A investigação conduzida pela DEIC apura a atuação de uma organização criminosa especializada em furtos e roubos de cargas, com foco na região Norte de Santa Catarina. O caminhoneiro preso neste sábado seria um dos integrantes do grupo.
Após ser detido, o homem foi encaminhado à sede da DEIC, onde prestou depoimento e confessou participação no crime. Segundo o depoimento, ele teria se envolvido no desvio da carga em troca de uma porcentagem sobre o valor. Para encobrir o crime, registrou à época um boletim de ocorrência falso, alegando ter sido vítima de roubo.
Apesar do plano, o pagamento prometido ao motorista não chegou a ser efetuado, já que a carga foi recuperada pela Polícia Civil antes de chegar ao seu destino final.
Além de responder pelo desvio da carga, o caminhoneiro poderá ser indiciado por falsa comunicação de crime, receptação e possível adulteração de sinal identificador do veículo, que estava com placas de Caxias do Sul (RS).
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros envolvidos na organização criminosa e esclarecer a cadeia de receptação da carga.