A Prefeitura de Corupá concluiu, na última quarta-feira (9), a formação da primeira Brigada de Combate a Incêndios da administração pública municipal. O curso, promovido pela Defesa Civil, capacitou 13 servidores para atuarem em situações de emergência envolvendo princípios de incêndio.
A ação marca um passo importante no fortalecimento da segurança pública no município. Segundo a administração, a formação é parte de um projeto mais amplo que prevê a implantação de brigadas em todos os prédios públicos.
O próximo foco será a formação de brigadas de emergência em todas as escolas da rede municipal. A iniciativa busca garantir a segurança de alunos, professores e funcionários em casos de risco, com treinamentos que envolvem desde a identificação de ocorrências até a evacuação organizada dos prédios.
Durante os treinamentos, será apresentado e colocado em prática o Plano de Emergência Escolar, protocolo que orienta as ações necessárias para que todos, especialmente as crianças, sejam conduzidos com segurança a um local protegido em caso de emergência.
De acordo com o diretor da Defesa Civil de Corupá, Cláudio Siqueira, a formação abrangerá todos os colaboradores das unidades escolares. “Isso fortalece a prevenção e contribui para um ambiente escolar mais seguro e preparado para enfrentar possíveis situações de risco”, destacou.