Femusc 2026 abre inscrições com destaque para nova ópera brasileira e presença de músicos internacionais
Por Administrador
Publicado em 16/07/2025 11:56
Geral

Estão abertas a partir desta terça-feira (15) as inscrições para a 21ª edição do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc), que será realizado de 11 a 24 de janeiro de 2026, em Jaraguá do Sul. O prazo para se inscrever vai até 11 de agosto, exclusivamente pelo site oficial do festival: www.femusc.com.br.

O processo seletivo é voltado a músicos de diferentes níveis — desde iniciantes até profissionais — e exige o envio de um vídeo com repertório de livre escolha, com até cinco minutos de duração. Para candidatos de instrumentos de cordas, é obrigatório incluir um movimento de obra solo de Johann Sebastian Bach (Suítes, Sonatas ou Partitas). O material deve ser enviado por link, preferencialmente hospedado no YouTube.

Também é necessário preencher um formulário com dados pessoais, currículo resumido e a indicação de um músico profissional — como maestro, professor ou diretor de escola — para recomendação.

Segundo o maestro e diretor artístico do festival, Alex Klein, o processo é altamente competitivo. “Em 2025, recebemos mais de 1.700 inscrições para apenas 350 vagas. Por isso, recomendo que os candidatos escolham com cuidado o vídeo que melhor os represente”, destacou.

Reconhecido como o maior festival-escola de música erudita da América Latina, o Femusc contará em 2026 com 40 professores distribuídos entre os programas de Quarteto de Cordas, Orquestrais, Ópera e Canto Lírico, e Regência. Entre os destaques da próxima edição estão o retorno do violista estadunidense Craig Mumm e as estreias do trombonista russo Erkin Yusupov, da violinista Ksenia Dubrovskaya, da violoncelista coreana Minna Chung e do violista brasileiro Renato França Bandel.

Além do programa principal, o festival oferece experiências voltadas a diferentes faixas etárias. O Femuskinho é direcionado a crianças de 6 a 12 anos, com atividades de musicalização e prática em grupo. O Femusc Jovem atende adolescentes de 12 a 17 anos com aulas voltadas ao desenvolvimento técnico e musical. Já o Femusc Jaraguá contempla músicos amadores a partir de 17 anos, oferecendo aulas e prática orquestral em ambiente não profissionalizante. As inscrições para esses três programas estão previstas para setembro, também pelo site do festival.

A grande novidade da 21ª edição será a apresentação da ópera Onheama, do compositor carioca João Guilherme Ripper. Com direção cênica de Matheus Sabbá, a obra reafirma o compromisso do Femusc com a valorização da música brasileira e a formação artística completa dos participantes.

Para o maestro Alex Klein, o festival vai além da técnica musical. “Mais do que formar músicos, o Femusc forma seres humanos sensíveis, comprometidos e conscientes do poder transformador da arte. Aqui, cada nota tocada é um passo na construção de um mundo mais harmonioso”, afirmou.

Comentários