O abastecimento de água em Guaramirim voltou a ser comprometido na madrugada desta quarta-feira (30), após uma nova contaminação ser identificada no Rio Itapocuzinho, principal fonte de captação do município. O problema levou à interrupção do tratamento por cerca de três horas e meia.
Segundo a Águas de Guaramirim, operada pela EBS (Empresa Brasileira de Saneamento Ltda.), a contaminação foi detectada por volta da 1h05. A estação de tratamento foi desligada imediatamente, já que os produtos químicos utilizados no processo não estavam reagindo de forma adequada.
As análises constataram uma alta concentração de ferro na água bruta, tornando impossível manter o tratamento com segurança até que os níveis fossem normalizados. A retomada da operação ocorreu somente após a melhora da qualidade da água captada.
Apesar do retorno das atividades, o principal reservatório da cidade (R1) chegou a operar com apenas 43% da capacidade, o que pode provocar oscilações no fornecimento durante o dia.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Agricultura e Defesa Civil, Geovani Satler, uma situação semelhante já havia ocorrido na semana passada, também durante a madrugada de quarta-feira, interrompendo o tratamento por cerca de três horas.
A EBS explica que as contaminações são detectadas por alterações na coloração da água, presença de espumas e resultados laboratoriais, especialmente no teor de ferro e na reação ao cloro. Ainda segundo a empresa, esse tipo de situação costuma ocorrer com frequência, principalmente durante a noite ou madrugada.
Na manhã desta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Defesa Civil e os Bombeiros Voluntários de Guaramirim, realizou uma ronda preventiva no trecho entre a divisa com Schroeder e a Ponte do Portal. Durante a inspeção, foi identificado um ponto com manchas de coloração anormal.
Diante da recorrência do problema, a Secretaria de Meio Ambiente informou que encaminhará uma denúncia ao Ministério Público, solicitando investigação sobre as causas da contaminação e a responsabilização dos possíveis autores.