Corupá será cidade pioneira em tecnologia com inteligência artificial para diagnóstico precoce do câncer pelo SUS
Por Administrador
Publicado em 31/07/2025 21:12
Saúde

A cidade de Corupá será uma das pioneiras na implantação de uma nova tecnologia voltada ao diagnóstico e tratamento do câncer por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Nordeste de Santa Catarina (CISNORDESTE/SC) e utiliza inteligência artificial para agilizar a identificação de casos suspeitos e orientar os próximos passos com mais rapidez e precisão.

Nesta semana, a diretora do consórcio, Ana Maria Groff Jansen, e a gestora de informações em saúde, Sílvia Regina Bonatto, estiveram em Corupá para apresentar a proposta ao prefeito Eddy Edgard Eipper, ao secretário de Governo, Felipe Rafaeli Rodrigues, à secretária de Saúde, Elisneide Rachel Bianchini Schalinski, e à secretária adjunta da pasta, Raquel Silmara Klitzke da Veiga.

A tecnologia foi desenvolvida pelo médico Rafael Dahmer Rocha, por meio do Instituto Dahmer Rocha, e integra dados do laboratório CEDAP com o suporte da empresa Olostech. Todo o sistema é monitorado por profissionais de saúde em tempo real, permitindo que os casos mais graves sejam identificados com prioridade.

Segundo Ana Maria, o principal objetivo da ferramenta é salvar vidas por meio da redução no tempo entre o surgimento dos primeiros sintomas e o início do tratamento. O sistema passará agora por um período de validação de 90 dias, sem custos para o município, com acompanhamento da equipe técnica do CISNORDESTE e da Secretaria de Saúde de Corupá.

 

Ao final deste período, a plataforma será disponibilizada gratuitamente às prefeituras de Corupá e Garuva, como forma de reconhecer o pioneirismo na adesão ao projeto.

Comentários