O Porto de São Francisco do Sul conquistou destaque nacional ao receber, nesta quarta-feira (20), em Brasília, o Prêmio Portos + Brasil, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos. A autoridade portuária catarinense ficou em 3º lugar na categoria “Melhores notas do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (Igap)”, entre 35 portos públicos avaliados em todo o país.
O Igap mede a eficiência e a governança das autoridades portuárias brasileiras a partir de 30 indicadores, que incluem gestão, transparência, capacidade de investimentos e qualidade ambiental.
“Santa Catarina sente muito orgulho de ver São Francisco do Sul premiada nesta solenidade”, afirmou o secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins. Ele destacou ainda que representou o governador Jorginho Mello (PL) na cerimônia.
Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, a conquista reforça a eficiência e a credibilidade do complexo catarinense. “Este destaque é fruto do trabalho conjunto da nossa equipe, do governador Jorginho Mello e da Secretaria de Portos, que permite fazer importantes investimentos na infraestrutura portuária”, disse.
Considerada o “Oscar dos Portos”, a premiação foi assim definida pelo ministro Silvio Costa Filho e pelo secretário nacional de Portos, Alex Ávila, durante a cerimônia. Segundo Ávila, a iniciativa, criada em 2019, já se consolidou como uma política pública de estímulo à modernização do setor, reforçando a transparência e a relevância estratégica dos portos brasileiros.