O Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, com apoio de corporações de diversas cidades da região, encerrou na tarde deste sábado (13) o combate a um incêndio de grandes proporções em uma indústria de papelão localizada na Rua Carlos Frederico Ramthum, no bairro Santa Luzia. A ocorrência teve início às 20h13 da última quinta-feira (11) e foi finalizada às 15h deste sábado, totalizando 44 horas de atuação.
De acordo com os bombeiros, a fábrica possuía carga de incêndio classificada como alta, o que contribuiu para a intensidade das chamas. A área total do imóvel é de 7.800 metros quadrados, sendo que aproximadamente 4.250 metros quadrados foram diretamente atingidos pelo fogo.
No enfrentamento da ocorrência, foram utilizados cerca de um milhão e seiscentos e cinquenta mil litros de água. Ao todo, cento e cinquenta e dois bombeiros voluntários estiveram envolvidos na operação, que contou com o apoio de maquinário pesado para o resfriamento e revolvimento do material em combustão.
Participaram da resposta seis viaturas dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, três de Schroeder, quatro de Joinville, duas de Guaramirim, duas de Pomerode, duas de Corupá, duas de Indaial, além de uma viatura da Defesa Civil de Jaraguá do Sul. A Prefeitura de Jaraguá do Sul também contribuiu com um caminhão-tanque e uma retroescavadeira. Máquinas da própria empresa auxiliaram no trabalho de remoção de materiais.
Segundo os bombeiros, o papelão armazenado continuava queimando internamente mesmo após o resfriamento superficial, o que exigiu revolvimento constante para eliminar focos que reacendiam. A complexidade da ocorrência demandou esforço contínuo das equipes, que conseguiram evitar a destruição completa da estrutura.