Menu
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Jaraguá do Sul promove ações de impacto e educação na Semana Nacional do Trânsito
Por Administrador
Publicado em 16/09/2025 05:20
Trânsito

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, em parceria com o Movimento Marcha do Silêncio, preparou uma programação especial para a Semana Nacional do Trânsito, celebrada de 18 a 25 de setembro. As atividades serão encerradas no dia 27, com ações espalhadas por diferentes pontos da cidade.

A iniciativa, organizada pela Diretoria de Trânsito e Transporte da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, busca conscientizar a população sobre os riscos da imprudência no trânsito e reforçar a importância do respeito às leis. A programação inclui atividades educativas, informativas e de forte impacto visual.

No sábado (20), a Praça Ângelo Piazera recebe atividades das 8h às 12h, incluindo distribuição de materiais educativos e brincadeiras para crianças. Um veículo suspenso ficará exposto como símbolo dos acidentes de trânsito que marcam muitas famílias.

Já no sábado (27), será promovida uma blitz educativa em dez semáforos da cidade. Motoristas receberão orientações e materiais sobre segurança, com foco no uso do cinto, respeito ao limite de velocidade e atenção aos pedestres.

Outro destaque será a exposição de veículos envolvidos em acidentes, espalhados por locais estratégicos da cidade, acompanhados de banners e mensagens de impacto. Os pontos escolhidos são:

  • Canteiro próximo à ponte Eduardo Ferreira Horn (Portal), limite com Guaramirim;

  • Acesso à ponte Antônio Ribeiro (Trabalhador), bairro Ilha da Figueira;

  • Canteiro próximo à Floricultura Florisa, na Rua Bernardo Dornbusch, bairro Vila Lalau;

  • Rotatória em frente ao Komprão, acesso à ponte Ottília Prim Schmitt (Curtume), bairro Barra do Rio Molha;

  • Canteiro da Praça Ângelo Piazera, na Rua Quintino Bocaiuva, Centro;

  • Rotatória entre as ruas Benildo Zamin, Prefeito Victor Bauer (Via Verde) e Expedicionário Henrique Jacobi, acesso à ponte Marly Freihsler Baumer (APAE), bairro Ilha da Figueira;

  • Canteiro da Rua Barão do Rio Branco com Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro.

De acordo com o diretor de Trânsito e Transporte, Gilmar Marietto, a ação busca chamar atenção para os perigos do uso irresponsável do carro. “O objetivo é despertar empatia pelas vítimas de acidentes e lembrar que muitas famílias sofrem com perdas irreparáveis ou sequelas graves. Queremos sensibilizar a comunidade e provocar mudanças de atitude”, destacou.

Comentários