O vereador Luiz Fernando Almeida (MDB) criticou duramente a proposta orçamentária da Prefeitura de Jaraguá do Sul ao apontar que o Plano Plurianual (PPA) prevê R$ 15 milhões para políticas de bem-estar animal e nenhum recurso para novas moradias populares.
Em discurso na tribuna da Câmara, ele acusou a administração municipal de inverter prioridades e negligenciar a pauta habitacional.
Segundo o parlamentar, enquanto a cidade enfrenta uma fila crescente de famílias em situação de vulnerabilidade e déficit habitacional, a previsão de investimentos na área foi zerada.
“Para criança e adolescente, dois milhões de reais. Para habitação, novas moradias, zero. Para gestão de gabinete, mais de um milhão. E sabem quanto para o bem-estar animal? Quinze milhões de reais. Isso não é de revoltar?”, questionou.
Defensor da pauta habitacional, Almeida lembrou que já garantiu, junto a programas federais e estaduais, mais de R$ 40 milhões para o Pró-Moradia e a aprovação de 735 unidades habitacionais.
No entanto, segundo ele, a Prefeitura não deu andamento aos projetos.
“Esse dinheiro perde valor a cada mês. O que antes financiava 308 unidades já não financia mais. São famílias humildes, mães solos, pessoas com deficiência que continuam sem moradia por pura falta de vontade política”, criticou.
Almeida fez questão de frisar que não é contra as políticas de proteção animal.
“Sou defensor da causa animal. Já levantei nesta casa pautas como chipagem, castração, compra de ração para protetoras e convênios com clínicas veterinárias. Nunca fui contrário. Mas valores humanos precisam ser preservados.”
Para o vereador, a destinação de recursos precisa respeitar a hierarquia das demandas sociais.
Ele citou como exemplos a fila da saúde feminina e a falta de profissionais para atender crianças com deficiência.
“Assim como é prioridade a fila da saúde, com mais de mil mulheres aguardando mamografia, também é prioridade a educação acessível para crianças com deficiência. E, acima de tudo, o que há de mais dignificante: um teto para chamar de seu.”, criticou.
Fonte: diariodajaragua.com.br | Foto: Divulgação