Menu
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Solenidade marca abertura da 35ª Schützenfest
Serão 11 dias de muita alegria, valorização da cultura, boa música, apresentações culturais, tiro esportivo, gastronomia, variedade de bebidas, espaço para crianças e artesanato
Por Administrador
Publicado em 07/11/2025 07:14
Geral
Foto: Divulgação

Começou!

De 6, até 16 de novembro, Jaraguá do Sul vai respirar Schützenfest. A abertura da 35ª edição da Festa dos Atiradores novamente foi marcada por muita emoção, alegria e valorização das tradições germânicas. A cerimônia este ano foi no Pavilhão B e contou com todos os elementos tradicionais que compõem a ritualística das Sociedades de Atiradores. O tempo bom colaborou e o Parque de Eventos ficou lotado.

Os representantes das 17 sociedades de atiradores com suas rainhas e princesas, as majestades juvenis do tiro Lucas Gabriel Schmidt e Vivian Vieira Rabelo Cardoso, grupos folclóricos, prefeito, vice, presidente da CCO e do Comitê Gestor da Schützen saíram do Pavilhão A em direção ao Estande de Tiro Olímpico para a busca do Rei e Rainha dos Atiradores 2024/2025 (Fabiano Luís Schmidt e Scheila Caroline Buttendorff, categoria adulto). Do Estande de Tiro, todos seguiram até o Pavilhão B. Esta ritualística representa as festas de rei que acontecem na região desde o início do século passado, enaltecendo e resguardando as tradições das Schützenvereine (Sociedades de Atiradores).

O pelotão entrou no Pavilhão B carregando as bandeiras Nacional, do Estado e do Município, o Estandarte da Schützenfest e dos integrantes da diretoria da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI). No grupo também estavam as Majestades da Beleza da 35ª Schützenfest (Anna Letícia Hornburg, Casília Alice Horst e Mariana Dalcanali – rainha, 1ª e 2ª princesas, respectivamente) e o mascote Wilfried. Todo o percurso foi acompanhado pela Banda Euterpe.

O ritual de abertura teve a tradicional passagem pela “guarda de honra”, Hino Nacional, bênção ecumênica, diplomação e menções honrosas para o Rei e Rainha dos Atiradores, discurso das majestades e disparo dos tiros simbólicos. Várias autoridades prestigiaram a abertura da festa, entre elas, o deputado Federal Fábio Schiochet, os deputados estaduais Antídio Lunelli e Sargento Lima, prefeitos da região, vereadores e representantes da área da segurança pública. Nos pronunciamentos, as autoridades destacaram a importância da festa para a preservação da cultura e das tradições germânicas. Também parabenizaram as equipes que estão à frente dos trabalhos, pelo empenho e dedicação.

O presidente do Comitê Gestor, Paulo Chiodini, frisou que a Schützenfest é uma grande celebração da cultura, que preserva as tradições trazidas pelos colonizadores alemães. O presidente da ACSTVI, Johny Arnoldo Hass, leu uma carta enviada pelo deputado estadual Vicente Caropreso (que não pode estar presente). Nela estava a confirmação do envio de recursos via emenda parlamentar na ordem de R$ 600 mil para a aquisição de novas armas para a prática do tiro esportivo nas sociedades de atiradores. A notícia foi comemorada.

Encerrando os pronunciamentos, o prefeito Jair Franzner falou sobre o trabalho desenvolvido pelas equipes ao longo do ano para entregar ao público uma festa bonita, com caráter familiar, em um ambiente seguro e de confraternização entre os participantes. “Acredito muito nos valores que regem as sociedades, todo o trabalho voluntário envolvido, o respeito à família, o respeito aos antepassados e a essa cultura tão valorosa. Vamos celebrar a alegria, a amizade e a confraternização”.

A solenidade encerrou com a tradicional sangria do primeiro barril de chope. Até o dia 16 de novembro a Schützenfest reserva uma série de atrações para os seus visitantes, com boa música, apresentações culturais, tiro esportivo, gastronomia, variedade de bebidas, espaço para crianças e artesanato.

Na Solenidade, o Prefeito Jair Franzner destacou a importância da festa 

 

O presidente do Comitê Gestor, Paulo Chiodini, frisou que a Schützenfest é uma grande celebração da cultura, que preserva as tradições trazidas pelos colonizadores alemães.

 

 

Comentários