Começou!
De 6, até 16 de novembro, Jaraguá do Sul vai respirar Schützenfest. A abertura da 35ª edição da Festa dos Atiradores novamente foi marcada por muita emoção, alegria e valorização das tradições germânicas. A cerimônia este ano foi no Pavilhão B e contou com todos os elementos tradicionais que compõem a ritualística das Sociedades de Atiradores. O tempo bom colaborou e o Parque de Eventos ficou lotado.
Os representantes das 17 sociedades de atiradores com suas rainhas e princesas, as majestades juvenis do tiro Lucas Gabriel Schmidt e Vivian Vieira Rabelo Cardoso, grupos folclóricos, prefeito, vice, presidente da CCO e do Comitê Gestor da Schützen saíram do Pavilhão A em direção ao Estande de Tiro Olímpico para a busca do Rei e Rainha dos Atiradores 2024/2025 (Fabiano Luís Schmidt e Scheila Caroline Buttendorff, categoria adulto). Do Estande de Tiro, todos seguiram até o Pavilhão B. Esta ritualística representa as festas de rei que acontecem na região desde o início do século passado, enaltecendo e resguardando as tradições das Schützenvereine (Sociedades de Atiradores).
O pelotão entrou no Pavilhão B carregando as bandeiras Nacional, do Estado e do Município, o Estandarte da Schützenfest e dos integrantes da diretoria da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI). No grupo também estavam as Majestades da Beleza da 35ª Schützenfest (Anna Letícia Hornburg, Casília Alice Horst e Mariana Dalcanali – rainha, 1ª e 2ª princesas, respectivamente) e o mascote Wilfried. Todo o percurso foi acompanhado pela Banda Euterpe.
O ritual de abertura teve a tradicional passagem pela “guarda de honra”, Hino Nacional, bênção ecumênica, diplomação e menções honrosas para o Rei e Rainha dos Atiradores, discurso das majestades e disparo dos tiros simbólicos. Várias autoridades prestigiaram a abertura da festa, entre elas, o deputado Federal Fábio Schiochet, os deputados estaduais Antídio Lunelli e Sargento Lima, prefeitos da região, vereadores e representantes da área da segurança pública. Nos pronunciamentos, as autoridades destacaram a importância da festa para a preservação da cultura e das tradições germânicas. Também parabenizaram as equipes que estão à frente dos trabalhos, pelo empenho e dedicação.
O presidente do Comitê Gestor, Paulo Chiodini, frisou que a Schützenfest é uma grande celebração da cultura, que preserva as tradições trazidas pelos colonizadores alemães. O presidente da ACSTVI, Johny Arnoldo Hass, leu uma carta enviada pelo deputado estadual Vicente Caropreso (que não pode estar presente). Nela estava a confirmação do envio de recursos via emenda parlamentar na ordem de R$ 600 mil para a aquisição de novas armas para a prática do tiro esportivo nas sociedades de atiradores. A notícia foi comemorada.
Encerrando os pronunciamentos, o prefeito Jair Franzner falou sobre o trabalho desenvolvido pelas equipes ao longo do ano para entregar ao público uma festa bonita, com caráter familiar, em um ambiente seguro e de confraternização entre os participantes. “Acredito muito nos valores que regem as sociedades, todo o trabalho voluntário envolvido, o respeito à família, o respeito aos antepassados e a essa cultura tão valorosa. Vamos celebrar a alegria, a amizade e a confraternização”.
A solenidade encerrou com a tradicional sangria do primeiro barril de chope. Até o dia 16 de novembro a Schützenfest reserva uma série de atrações para os seus visitantes, com boa música, apresentações culturais, tiro esportivo, gastronomia, variedade de bebidas, espaço para crianças e artesanato.
Na Solenidade, o Prefeito Jair Franzner destacou a importância da festa
O presidente do Comitê Gestor, Paulo Chiodini, frisou que a Schützenfest é uma grande celebração da cultura, que preserva as tradições trazidas pelos colonizadores alemães.