Um jovem de 23 anos foi morto na noite dessa segunda-feira (2), após entrar em confronto armado com a Polícia Militar de Itajaí, durante uma operação de apreensão de drogas. A ação ocorreu após uma denúncia recebida pela Central Regional de Emergência, que apontava intensa movimentação criminosa no bairro Nossa Senhora das Graças.
De acordo com as informações da polícia, cerca de 20 pessoas estariam envolvidas com tráfico de drogas no bairro, atuando em diferentes funções, como venda dos entorpecentes, vigilância e segurança do local. Diante da denúncia, equipes da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM), Tático e Rádio Patrulha foram mobilizadas para verificar a situação.
Policiais teriam entrado por diferentes acessos no bairro, mas foram avistados por “olheiros”, que teriam alertado os suspeitos, que tentaram fugir. Durante a tentativa de escape, alguns deles encontraram as equipes policiais e iniciaram a troca de tiros.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, um dos indivíduos foi alvejado durante o confronto contra os agentes, outro foi preso e os demais conseguiram fugir para uma área de mata. O homem morto era natural de Balneário Camboriú, e tinha 23 anos. Segundo os policiais, ele tinha envolvimento com outros crimes.
O óbito foi constatado no local pelo Corpo de Bombeiros e posteriormente pela equipe do Serviço de Atendimento Médico Urgente (SAMU), que prestaram auxílio no atendimento da ocorrência.
Ainda conforme o relato policial, o jovem morto já havia sido apontado como participante de um duplo homicídio no bairro Santa Regina, em agosto de 2024. Na ocasião, ele chegou a ser preso no dia seguinte junto com outros suspeitos.
Em outubro do mesmo ano, após ser preso por furto, o suspeito danificou a delegacia e conseguiu fugir, sendo recapturado pouco tempo depois. Conforme os registros, durante essa ocorrência ele ainda passou a proferir ameaças contra policiais civis.
Apreensão de drogas
Durante a ação, um dos suspeitos foi abordado pelos policiais portando uma bolsa com entorpecentes e dinheiro. Com ele, foram apreendidos cerca de 75 gramas de crack, distribuídos em 155 pedras, além de 189 gramas de maconha, sete gramas de cocaína e R$ 308 em dinheiro, valor que, segundo a polícia, pode estar ligado à atividade criminosa.
Nas proximidades do local, as guarnições também localizaram seis aparelhos celulares, que seriam utilizados pelo grupo e foram apreendidos para perícia. Equipes de emergência estiveram no local, assim como o Instituto Geral de Perícias (IGP), responsável pelos procedimentos técnicos, recolhimento do corpo e apreensão da arma de fogo utilizada no confronto. O homem detido, juntamente com todo o material apreendido, foi encaminhado à Central de Plantão Policial, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Fonte:Nsc