Menu
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O que está em jogo com processo de cassação de Jorge Seif e qual o impacto nas eleições em SC
Por Administrador
Publicado em 10/02/2026 07:50
Política

O pedido de cassação do senador catarinense Jorge Seif (PL) será julgado nesta terça-feira (10), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A sessão está marcada para as 19h e os dois processos contra o parlamentar estão entre os três primeiros da pauta. Sete ministros votam no caso e são necessários quatro votos para condenar ou absolver o senador catarinense. O ministro Floriano Peixoto de Azevedo Marques, relator do caso, além dos ministros Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques, André Mendonça, Antônio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Bôas Cueva e Estela Aranha.

 

Seif é acusado de abuso de poder econômico nas eleições para o Senado em 2022 por ações como o suposto uso de aeronaves privadas e da estrutura da rede de lojas Havan, do empresário Luciano Hang, durante a campanha eleitoral. O pedido de cassação foi rejeitado por unanimidade no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), em Florianópolis, em novembro de 2023, mas os autores da ação recorreram ao TSE, que agora irá analisar o caso.

 

O pedido de cassação de Seif foi apresentado pela coligação Bora Trabalhar, que reuniu os partidos PSD, União Brasil e Patriota nas eleições de 2022 e teve o ex-governador Raimundo Colombo como candidato ao Senado. A defesa do senador argumenta que o caso já foi analisado e rejeitado por duas vezes na Justiça de SC e que não há provas dos fatos alegados pelos autores da denúncia (leia notas na íntegra ao final da matéria).

 

Fonte:Nsc

Comentários