Após um caminhão tombar com 31.970 mil litros de ácido na BR-376 e a substância atingir o Rio São João, em Garuva, no Norte catarinense, a Defesa Civil do município registrou várias imagens de peixes de diversas espécies mortos.
A prefeitura informou que trata-se de ONU 1832, conhecida como ácido sulfúrico residual e é corrosiva.
O acidente ocorreu na manhã de quarta-feira (16). O motorista da carreta não resistiu e morreu.
Conforme informado pela secretária de Saneamento Ambiental de Garuva, Silmara Ghiggi, não foi possível saber quantos peixes morreram.
O rio São João, que foi atingido pelo ácido, não era utilizado para abastecimento de água da cidade, mas desde janeiro foi liberado para banho.

Foto: Defesa Civil/ Divulgação
A Defesa Civil divulgou uma recomendação para que os moradores da região evitem qualquer contato ou consumo da água do rio. O local seguia interditado até a manhã desta quarta-feira (18).
Segundo a Prefeitura, a investigação da extensão e impactos causados pelo acidente está sendo realizada pela administração municipal e por por uma empresa ambiental contratada pela empresa responsável pela carga. Este monitoramento abrange o solo e as águas afetadas pelo vazamento.
Análises
Na quarta-feira (16), momentos depois do ácido corrosivo cair no rio, as equipes da Defesa Civil, bombeiros e da Secretaria de Saneamento Ambiental do município analisaram o pH da água, que mostrou um índice baixo de 4, indicando acidez no rio.

Foto: Prefeitura de Garuva/ Divulgação
Também foram retiradas algumas amostras da água e da fauna no dia do acidente e foram encaminhadas para um laboratório contratado do município.
Rio afetado
No local onde aconteceu o acidente existe um córrego, que em 20 metros leva para o Rio da Santa e desemboca no Rio São João. Segundo a Prefeitura, esse último rio passa pela cidade catarinense.

Foto: Prefeitura de Garuva/ Divulgação
Essa não foi a primeira vez que o local é afetado por algum vazamento de carga, informou a Prefeitura.
Aproximadamente quatro anos atrás o local ficou interditado em razão de outro acidente parecido com esse.
"Somente nos últimos 10 anos de concessão, entre os km 664 e km 682 da BR-376, já tivemos 88 acidentes com derramamento que vão direto para o Rio São João", informou a prefeitura por meio de nota.
Acidente
O acidente aconteceu no quilômetro 668 da rodovia, no sentido Santa Catarina, por volta das 8h e gerou interdição do trânsito. A fila de veículos chegou a cerca de três quilômetros.
Conforme a concessionária que administra o trecho, até as 9h somente a faixa direita estava liberada, no sentido de Santa Catarina.

Foto: Prefeitura de Garuva/ Divulgação
Com informações de G1.