Blumenau, terceira cidade mais populosa de Santa Catarina com 361 mil habitantes, enfrenta a maior enchente desde 2011 e começa a sexta-feira (13) com ruas alagadas e 88 pessoas desabrigadas. O nível de cheia histórica foi registrado quando o Rio Itajaí-Açu chegou a 10,61 metros.
A partir de 8 metros, é considerado situação de enchente e os pontos da cidade são atingidos pela água a partir da elevação das águas. Na página AlertaBlu, da Defesa Civil da cidade, é possível acompanhar a cota de cheia em quase 2 mil regiões de Blumenau.
A cidade, que decretou emergência, está no Vale do Itajaí, região mais castigada pelas fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde 3 de outubro e que provoca alta do nível dos rios, deslizamentos e alagamentos. No período de 19h de quarta (11) e 19h de quinta-feira (12) o Rio Itajaí-Açu subiu mais de 4 metros.
A enchente provocou a segunda suspensão da Oktoberfest, que ocorre no Parque Vila Germânica. A programação de quinta-feira foi cancelada com previsão de retorno nesta sexta.
O rio em Blumenau está com tendência de baixa, mas ainda lenta. A previsão do tempo aponta redução nas chuvas em comparação aos últimos dias, porém os alertas seguem mantidos.