A comunidade do Rio Manso está reivindicando melhorias na JGS 010 – Waldemar Gumz, localizada no interior do município de Jaraguá do Sul. A via, que já estava em más condições, ficou ainda pior após as fortes chuvas que caíram na região nos últimos dias.
De acordo com moradores, a estrada é esburacada e mal sinalizada, oferecendo risco em ambos os sentidos. Pelo local transitam diariamente vans escolares e trabalhadores rurais. A via também é muito utilizada para transporte de mercadorias e tem sido uma alternativa ao acesso entre São Bento do Sul e Jaraguá do Sul via Campo Alegre, quando a BR-280 está interditada.
A ponte de madeira que fica na divisa com Joinville, está com o madeiramento solto e as cabeceiras sofreram deslizamentos depois que o rio transbordou na última semana. O local possui duas pousadas e um restaurante. Com a precariedade do acesso, os negócios também são prejudicados.
A ponte de madeira que fica na divisa com Joinville, está com o madeiramento solto e as cabeceiras sofreram deslizamentos depois que o rio transbordou na última semana | Foto: Divulgação
O agricultor Maiko Silva observa que um trecho do acesso ainda pertence a Joinville, que realiza a manutenção do local uma vez por ano. Na opinião dele, "melhor seria que esse pedaço fosse cedido para Jaraguá do Sul".
Ainda na JGS 010 – Waldemar Gumz há outra ponte de madeira, na divisa com Campo Alegre, em situação bastante precária.
Ponte de madeira na divisa com Campo Alegre | Foto: Divulgação
Prefeitura de Jaraguá do Sul está patrolando a estrada
O secretário de Obras e Serviços Públicos de Jaraguá do Sul, Otoniel da Silva, informou que a pasta está ciente da situação, mas que com esta última chuva foram registrados vários pontos de deslizamentos e fechamento de vias em diversos pontos do município.
"A nossa primeira ação é tirar as barreiras das vias, para possibilitar os acessos. Já estamos fazendo o serviço de patrolamento e conteção de alguns taludes, inclusive na Estrada Waldemar Gumz, para voltar à normalidade a segurança para os usuários das vias. Não vai dar para resolver tudo esta semana, os problemas estão em todo canto, mas no decorrer das semanas a gente vai conseguir atender todas as regiões para que tudo volte à normalidade", afirmou o secretário.
Ainda de acordo com Otoniel, as melhorias nas pontes estão na programação da secretaria.