A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Jaraguá do Sul, com apoio da 2ª Delegacia de Polícia de Passo Fundo/RS, cumpriu, na quinta-feira, cinco mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, nas cidades de Camboriú/SC, Balneário Camboriú/SC, Itapema/SC e Passo Fundo/RS.
A investigação apura os crimes de extorsão mediante restrição da liberdade da vítima e associação criminosa, praticados em Jaraguá do Sul. A vítima, uma idosa de 72 anos, foi surpreendida pelos criminosos enquanto caminhava em seu bairro e permaneceu sob o poder deles por aproximadamente quatro horas. Durante esse tempo, foi mantida em um veículo circulando pela cidade, sendo constantemente ameaçada.
A equipe de investigação da DIC, coordenada pelo Dr. Caléu Mello, apurou que os criminosos utilizaram a biometria facial da vítima para realizar empréstimos bancários, saques e compras em estabelecimentos comerciais, causando um prejuízo estimado em cerca de R$ 20 mil.
Até o momento, foram presos dois homens e duas mulheres. As investigações seguem em andamento com o objetivo de encontrar outros dois suspeitos envolvidos.
O crime ocorreu no dia 8 de agosto de 2024, e, após minuciosa apuração, os autores foram identificados com base em provas técnicas e imagens de alta qualidade, que não deixaram dúvidas quanto à participação de cada um. A Polícia Civil de Passo Fundo/RS teve participação fundamental tanto na fase investigativa quanto na execução dos mandados, demonstrando total colaboração desde o início até o desfecho da operação.
O delegado fez um alerta à população: "é fundamental desconfiar de pessoas desconhecidas oferecendo prêmios, valores ou vantagens fáceis. Em situações suspeitas, busque imediatamente orientação das autoridades policiais para evitar prejuízos financeiros e riscos à vida".
Fonte:Diário da Jaraguá