Crime causou apagão que deixou população sem luz no Centro de Florianópolis nesta quarta
Por Administrador
Publicado em 24/04/2025 07:38
Segurança

O apagão que deixou cerca de 1,3 mil unidades consumidoras do Centro de Florianópolis sem luz nesta quarta-feira (23) foi provocado por uma tentativa de furto de fios da rede subterrânea de um alimentador de energia elétrica da região, segundo a Celesc. Os criminosos ainda não foram identificados.

 

 

 

A falta de luz afetou parcialmente vias importantes como a Conselheiro Mafra, Felipe Schmidt, Álvaro de Carvalho e Jerônimo Coelho. De acordo com a Celesc, as equipes atuaram no local desde as primeiras horas do dia, a partir do conhecimento da ocorrência, por volta das 3h. Foi feito o isolamento do trecho afetado.

 

Por ser uma rede subterrânea, as equipes tiveram dificuldades para acessar o local, com a presença de água nas caixas técnicas sendo um dos obstáculos. Para conseguir religar o alimentador, as caixas foram esvaziadas, com o objetivo de entender o motivo da falha na rede elétrica.

 

A situação foi normalizada por volta das 11h15min, quando a energia elétrica voltou para todas as unidades atingidas.

 

 

De acordo com a empresa, no ano de 2024 foram registrados 232 casos de furto de fios em Florianópolis. Em 2025, até abril, já foram 198 ocorrências, que causam prejuízos no fornecimento de energia elétrica em casas, indústrias e hospitais.

 

A Celesc informou que vem realizando parcerias com as forças de segurança para impedir que novos furtos aconteçam. Além disso, os cabos de cobre estão sendo substituídos por alumínio.

 

Fonte:NSC

Comentários