As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começaram nesta segunda-feira (26) e seguem até 6 de junho. Os candidatos devem se inscrever pela Página do Participante. O prazo também se aplica aos pedidos de atendimento especializado e uso do nome social.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, nas 27 unidades da Federação. No Pará, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, as provas ocorrerão de forma excepcional nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30.
A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até 11 de junho, via boleto, Pix, cartão de crédito ou débito. Participantes da rede pública e beneficiários do programa Pé-de-Meia têm isenção garantida.
O Enem 2025 volta a permitir a certificação do ensino médio para maiores de 18 anos. Para isso, é necessário alcançar 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 na redação.
A edição também traz a inscrição pré-preenchida para alunos da rede pública. Mesmo os isentos devem confirmar os dados e escolher a língua estrangeira da prova (inglês ou espanhol).
O exame é utilizado como principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies, e também em instituições de Portugal conveniadas ao Inep.