Mais de 6 mil crianças recebem orientações de segurança com a Operação Alerta Vermelho nas Escolas, em SC
Por Administrador
Publicado em 08/07/2025 20:00
Educação

Focar nas futuras gerações para consolidar a cultura da prevenção de incêndios nas famílias catarinenses. Esse foi o principal objetivo da Operação Alerta Vermelho nas Escolas, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) entre os dias 30 de junho e 4 de julho. A ação fez parte da tradicional Semana de Prevenção Contra Incêndios e foi realizada em alusão ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 2 de julho.

Durante a operação, bombeiros militares e comunitários ministraram palestras educativas em unidades escolares de diversas regiões do estado. A campanha impactou mais de 6 mil crianças, que receberam orientações sobre como identificar e prevenir riscos de incêndios em ambientes domésticos e escolares.

Além das palestras, os estudantes receberam um questionário adaptado do modelo Home Fire Inspection, desenvolvido pela National Fire Protection Association (NFPA). O material, que deveria ser preenchido em casa com o apoio da família, serviu tanto para reforçar o aprendizado quanto para avaliar as condições de segurança dos lares e a eficácia das ações promovidas pela corporação.

“Para nós, este é um momento muito importante. Esta é uma oportunidade que temos de difundir informações e trazer a cultura da prevenção para as famílias. Desde o ano passado, temos realizado esse trabalho nas escolas e, com as respostas trazidas pelas famílias, podemos compreender melhor onde deve estar o nosso olhar na hora da orientação à população”, destacou o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.

 

 

Blumenau e Ituporanga entre os destaques da operação

Municípios de diferentes regiões participaram da campanha, com destaque para Blumenau e Ituporanga, onde as ações mobilizaram centenas de estudantes e educadores.

No Vale do Itajaí, o 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), com sede em Blumenau, atuou em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizando atividades em oito escolas municipais e atingindo 546 alunos. O subtenente Valério Valmor Pereira, um dos instrutores da operação, ressaltou a importância dessa aproximação:
“Trabalhos como esse não apenas ajudam a informar a comunidade como nos aproximam ainda mais dela, especialmente dos mais jovens.”

No Alto Vale do Itajaí, a sede do CBMSC em Ituporanga também foi ativa na programação. No dia 1º de julho, 86 alunos do Colégio Mont’Alverne participaram das atividades. No dia seguinte, foi a vez dos estudantes do Colégio Roberto Moritz. Nessas ações, destacou-se o papel das crianças como multiplicadoras de conhecimento, levando para casa informações que podem salvar vidas.

A Operação Alerta Vermelho segue sendo uma das principais iniciativas do CBMSC voltadas à educação preventiva e ao fortalecimento da consciência coletiva sobre segurança contra incêndios, com foco especial nas escolas e famílias.

Comentários