Servidores das áreas da Saúde e Assistência Social de Jaraguá do Sul participaram, nesta terça-feira (5), da abertura oficial da Semana Inclusiva de Santa Catarina 2025 (SISC), realizada por videoconferência a partir do Senai de Blumenau. O evento ocorreu simultaneamente em diversas cidades do Estado e teve como foco a capacitação de profissionais para emissão do Laudo Caracterizador da Deficiência (LCD), documento essencial para que pessoas com deficiência (PCDs) tenham acesso a políticas públicas e ao mercado formal de trabalho.
Esta é a primeira vez que Jaraguá do Sul participa da Semana Inclusiva como parceiro oficial do Ministério Público do Trabalho (MPT), após firmar um termo de cooperação na semana passada. Com isso, o município se junta a outras cidades catarinenses como Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma, Lages, Itajaí e Blumenau no fortalecimento da pauta da inclusão.
A gerente de Atendimento e Relações Governamentais da Prefeitura, Crislaine Ferrari, representou o município na assinatura do termo e participou da capacitação. Para ela, ações como essa garantem dignidade às pessoas com deficiência. “Investir na qualificação dos servidores é garantir o reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência com dignidade”, afirmou.
Durante o evento, a psicóloga e consultora de Diversidade e Inclusão, Mariana Cardoso Bezerra, reforçou a importância do engajamento de instituições públicas e privadas. Ela anunciou que Jaraguá do Sul receberá duas ações presenciais em setembro: no dia 4, será realizado um encontro para aprofundar a temática da inclusão; e no dia 6, ocorrerá um Feirão de Empregos Inclusivo, com profissionais aptos a emitir o laudo, facilitando o ingresso de PCDs no mercado de trabalho.
A Semana Inclusiva é coordenada pelo Ministério Público do Trabalho e pela Superintendência Regional do Trabalho em SC, com apoio de mais de 40 entidades. A iniciativa busca ampliar a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado formal, além de promover a conscientização sobre acessibilidade e igualdade de oportunidades.