Comércio e serviços de SC crescem acima da média nacional no 1º semestre
Por Administrador
Publicado em 15/08/2025 05:50
Geral
Foto: Eduardo Valente/GOVSC

Santa Catarina encerrou o primeiro semestre de 2025 com resultados econômicos acima da média nacional, segundo dados do IBGE divulgados nesta semana. O comércio varejista do estado registrou alta de 6,2%, enquanto o setor de serviços avançou 4,6% no período.

O governador Jorginho Mello destacou a força da economia catarinense mesmo em um cenário desafiador. “O estado tem produção diversificada e excelência, com empreendedorismo no DNA. E o Governo tem feito o dever de casa de não aumentar impostos, reduzir a burocracia e investir em áreas estratégicas”, afirmou.

Comércio: 2º lugar no ranking nacional
O comércio catarinense foi impulsionado principalmente pelas vendas de artigos de uso pessoal e doméstico (15,2%), tecidos, vestuário e calçados (7,5%), hipermercados e supermercados (7,2%) e artigos farmacêuticos, de perfumaria e cosméticos (5,8%). O crescimento de 6,2% superou a média nacional de 1,8% e colocou Santa Catarina na segunda colocação no ranking brasileiro, empatado com a Paraíba e atrás apenas do Amapá (7,8%). Nos últimos 12 meses, o setor acumula elevação de 5%.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, atribuiu o desempenho às políticas de incentivo e crédito adotadas pelo estado. “Com mais dinheiro na mão, o catarinense vai às compras e movimenta o comércio. Assim, gira a roda da economia e todo o estado é beneficiado”, afirmou.

Serviços: crescimento de 4,6%
Já o setor de serviços cresceu 4,6% no semestre, contra média nacional de 2,5%, ocupando a sexta posição no país. O avanço foi liderado pelos serviços prestados às famílias (9,2%), transportes e serviços auxiliares aos transportes e correio (6,1%) e serviços de informação e comunicação (4,6%).

“Manter o crescimento acima da média nacional mostra que estamos no caminho certo. Com políticas de apoio ao empreendedorismo e novas ações de incentivo à economia, Santa Catarina vai continuar gerando oportunidades”, reforçou Dreveck.

Comentários