Uma escola para pilotos de balão foi inaugurada em Praia Grande, cidade no Sul do estado conhecida como capital catarinense dos cânions. A ideia é tornar o município como referência nacional no balonismo.
A cidade é a mesma que registrou, em 21 de junho, o um acidente com balão que deixou oito mortos. Havia 21 pessoas a bordo quando o veículo pegou fogo e caiu. A tragédia acendeu o alerta para regulamentação da atividade no Brasil.
A escola foi inaugurada em 22 de setembro autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O empreendimento é de uma empresa da própria cidade e será o terceiro curso de pilotos de balão livre certificados pela Agência no Brasil. Os outros dois ficam no estado de São Paulo.
Curso
O Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC) ministra cursos teóricos e práticos para a formação de profissionais do setor, como pilotos e instrutores. Quem quiser fazer as aulas precisa ter pelo menos 18 anos de idade.
A gestora responsável pela escola, Silvia Boni, disse ao g1 nesta segunda-feira (29) que o estabelecimento está com quatro alunos. Dependendo da disponibilidade da pessoa, ela pode ser formar em 60 dias.
"O aluno recebe o certificado de conclusão e a sua licença de piloto, chamada de piloto de balão livre", explicou Boni.
As aulas ainda não começaram, pois antes os alunos precisam fazer os exames médicos solicitados pela ANAC. "Esses exames demoram uns dias para ficarem prontos. A gente tem que ter todos os resultados em mãos para depois o aluno ser liberado para fazer as aulas", explicou Boni.
Ela acredita que isso deve ocorrer dentro de 10 dias. A ANAC autorizou o balão de modelo G20-3600 para o curso da escola.
Referência nacional no balonismo
Os empresários responsáveis pela escola querem que ela ajude a consolidar a cidade como referência nacional no balonismo. Eles entraram com o processo para a aprovação do empreendimento junto à ANAC há dois anos e meio.
Em relação ao acidente, Boni acredita que a tragédia tenha acelerado a aprovação. "O nosso objetivo sempre foi acabar com a ilegalidade. Alguns pilotos não tiveram oportunidade de se tornarem pilotos documentados por não existirem escolas. Outros por não ser fiscalizados".
"A importância das escolas é fundamental para o seguimento. Elas vão trazer profissionalismo, segurança, credibilidade. Todos nós só teremos a ganhar com isso", reiterou.
O secretário municipal de Turismo, Henrique Maciel, declarou que a inauguração da escola gera novas oportunidades de emprego e incentiva negócios ligados ao setor.