A prefeitura de Jaraguá do Sul iniciou a implantação de uma central de veículos com o foco na modernização e sustentabilidade. O sistema foi planejado para integrar nova frota com seis carros elétricos. A aquisição dos novos veículos requer aprovação da Câmara de Vereadores do município do Norte catarinense.
A nova central de veículos terá controle digital e uso compartilhado entre as secretarias da prefeitura. Os carros elétricos vão ser utilizados para circulação dentro da cidade, enquanto aqueles que percorrem mais de 300 quilômetros por semana continuarão disponíveis com motoristas à disposição, também mediante agendamento.
De acordo com a Prefeitura, o novo sistema de gestão prevê o uso dos automóveis por meio de agendamento digital, conforme a disponibilidade. Dessa forma, a administração elimina a necessidade de cada setor possuir um carro exclusivo. A central ficará responsável pela manutenção, limpeza, calibragem e recarga das baterias, mantendo os veículos sempre prontos para uso.
Implantação da central
Na primeira etapa, seis carros elétricos serão incorporados à frota municipal, mas esse número pode chegar a 15. A prefeitura espera que a medida deve gerar uma diminuição significativa nos gastos com manutenção e combustível, além de contribuir para a redução da emissão de poluentes.
— A iniciativa representa um avanço importante para o município. Com essas providências e outras medidas que vamos adotar, teremos um uso mais racional dos veículos, gerando menos poluição e maior economia para os cofres públicos — enfatiza o prefeito Jair Franzne.
O secretário de Administração, Argos Burgardt, ainda relata que, atualmente, muitos carros da frota municipal têm baixo índice de uso, o que aumenta os custos de manutenção e reduz a eficiência.
— Com o novo modelo, os automóveis poderão atender diferentes setores, conforme a demanda — diz.
A Prefeitura também planeja renovar gradualmente os veículos antigos, leiloando unidades obsoletas e as substituindo por modelos mais econômicos e menos poluentes.
Fonte: nsctotal.com.br | Foto: Reprodução/Prefeitura de Jaraguá do Sul