A Associação de Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI) divulgou os novos horários da Premiação das Majestades do Tiro que ocorrem ao longo desta semana durante a 35ª Schützenfest. A primeira premiação está prevista para a noite desta segunda-feira (10), a partir das 20 horas no Pavilhão B do Parque de Eventos com a troca de faixas na modalidade tiro seta adulto – feminino e masculino. A etapa se encerra no domingo (16), com a coroação das majestades do tiro – Rei e Rainha dos Atiradores – categoria juvenil e adulto no mesmo horário e local. (ver quadro completo à abaixo).
O Campeonato Oficial de Tiro promovido pela ACSTVI ocorre durante o ano em oito etapas, e compreende as modalidades de seta, chumbinho e carabina 22, adulto e juvenil, masculino e feminino. São mais de 600 atiradores competindo entre as 17 sociedades afiliadas.
É uma prática cultural e esportiva milenar, que se sustentou pela oralidade e após a imigração para o Brasil, essa tradição germânica manteve sua importância nas comunidades aqui formadas, sendo relevante para manutenção das manifestações culturais dessa etnia e por consequência da cultura do município. A prática do tiro perpassa gerações e incentiva a boa pontaria, a destreza, a responsabilidade, a perseverança e se torna a essência da maior festa germânica do município, e a maior festa de atiradores do Brasil.
Os melhores atiradores em cada modalidade – adulto e juvenil/masculino e feminino – com mira mais certeira, se tornam as majestades da festa, sendo premiados do 1º ao 3º lugar. As majestades do tiro são os anfitriões das festas de Rei e Rainha, nas sociedades de tiro e também na Schützenfest.
O Rei e a Rainha dos Atiradores são os anfitriões da Schützenfest, e conquistaram essa honraria no campeonato de tiro anual, sendo os melhores atiradores em todas as modalidades. Representam os Atiradores, as Sociedades de Tiro e a preservação da cultura germânica, pois sua constante busca pelo tiro certo, incentiva a prática do tiro e as manifestações culturais envolvidas: gastronomia, música, idioma, vestimenta, folclore e patrimônio.
