O rio da Guarda do Embaú, praia famosa localizada na divisa entre Paulo Lopes e Palhoça, na Grande Florianópolis, voltou a ser próprio para banho após análise do Instituto do Meio Ambiente (IMA), realizada na última terça-feira (16).
A análise anterior, feita no dia 10 de dezembro, indicou que a qualidade da água estava imprópria para os banhistas. O Rio da Madre corta a praia e separa a cidade da praia com mar aberto, muito frequentada por surfistas.
Como o IMA define se uma praia está própria para banho?
O instituto considera a praia imprópria quando há, em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas cinco semanas anteriores, quantidade superior a 800 de Escherichia coli, uma bactéria que, em excesso, pode transmitir doenças graves como diarreia, cólicas, vômitos e infecções, por 100 mililitros, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.000 de Escherichia coli por 100 mililitros. A análise mais recente do IMA considerou que na água havia 134 de Escherichia coli por 100 mililitros.
No dia 10 de dezembro, quando a água foi considerada imprópria, a análise indicou 2.909 Escherichia coli, número muito acima do que as análises anteriores apontavam, com uma média de 182 Escherichia coli nas últimas quatro análises.
O que pode ter deixado local imprópria para banho?
Um fator, que pode ajudar a explicar o motivo da condição sanitária ruim naquele momento, pode ser a chuva.
Na ocasião, um ciclone extratropical causou chuva intensa em Santa Catarina. Palhoça foi uma das cidades mais afetadas do Estado, com mais de 130 milímetros em apenas 12 horas. O município precisou decretar situação de emergência devido aos alagamentos.
Uma peculiaridade que envolve a Guarda do Embaú é a divisão territorial dela. A praia em si pertence ao município de Paulo Lopes, enquanto o bairro é de Palhoça, com justamente o Rio da Madre determinando o limite geográfico entre os dois municípios.
No rio, água doce e calma, muitas vezes com temperatura agradável. Já a praia tem o clima perfeito para quem gosta de surfar, e também se mantém com a água própria para banho. A praia da Guarda do Embaú, segundo a prefeitura de Paulo Lopes, é a nona Reserva Mundial de Surf e a primeira do Brasil, estando a 46 km de Florianópolis.
Para chegar até a praia é necessário atravessar o rio, podendo ser feita com barqueiros que ficam na margem.
Fonte:Nsc