Menu
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tenistas presos em SC por injúria racial são denunciados e podem ter de pagar indenização
Por Administrador
Publicado em 05/02/2026 19:24
Segurança

Dois tenistas estrangeiros presos em Santa Catarina por injúria racial foram denunciados nesta quinta-feira (5) pelo Ministério Público de Santa Catarina. O órgão pede, além da condenação, que a dupla pague indenização. O caso ocorreu após uma derrota para brasileiros na primeira chave de duplas do torneio ATP Challenger 75 – Itajaí Open de 2026, no fim do mês passado.

 

A denúncia aponta que o tenista venezuelano Luis David Martinez fez gestos imitando um macaco, coçando as axilas em direção à plateia. A atitude, registrada por espectadores, seria incitação ao preconceito racial, previsto na Lei 7.716/89. Já o atleta colombiano, Cristian Rodriguez, teria chamado um funcionário do clube de “macaquito de merda”, uma injúria racial pela Lei 7.716/89. 

 

O Ministério Público quer que Cristian pague ao menos R$ 5 mil à vítima. Já para Luis, acusado a indenização solicitada é de R$ 15 mil. No caso desse segundo valor, o dinheiro deve ser destinado ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), para custear projetos de interesse da sociedade, como ações de promoção da igualdade étnico-racial. 

 

 

Agora, cabe ao Judiciário decidir se acata a denúncia e torna os tenistas réus. Os estrangeiros foram soltos após audiência de custódia, mas a Justiça os proibiu de deixar Santa Catarina por três meses e ainda determinou o uso de tornozeleira eletrônica. A Polícia Federal e embaixadas da Venezuela e da Colômbia foram comunicadas das medidas impostas aos dois.

 

 

Fonte;Nsc

Comentários