Menu
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Estudantes de Corupá encerram projeto “Mata Atlântica Viva” com visita ao Parque Natural das Aves
Os estudantes dos 4ºs anos das Escolas Aluísio Carvalho de Oliveira e José Pasqualini, da rede municipal de ensino de Corupá tiveram uma vivência especial na semana passada durante o encerramento do projeto “Mata Atlântica Viva”. A atividade aconteceu no Parque Natural das Aves, localizado na comunidade do Rio Natal.
Por Administrador
Publicado em 24/10/2025 09:27
Geral
Foto: Divulgação

Estudantes de Corupá encerram projeto “Mata Atlântica Viva” com visita ao Parque Natural das Aves
As turmas do 4º ano conheceram o borboletário e percorreram a trilha ecológica do local
  Os estudantes dos 4ºs anos das Escolas Aluísio Carvalho de Oliveira e José Pasqualini, da rede municipal de ensino de Corupá tiveram uma vivência especial na semana passada durante o encerramento do projeto “Mata Atlântica Viva”.  A atividade aconteceu no Parque Natural das Aves, localizado na comunidade do Rio Natal.
  Durante a visita, as turmas foram recebidas pelo proprietário do parque, Sr. Silvério Piontkewicz, de 69 anos, que apresentou as principais atrações do local. O passeio começou pela área cuidada por ele com amor e carinho onde tem as aves, depois foi a vez de visitar e se encantar no borboletário, onde os alunos puderam observar lagartas, borboletas saindo do casulo, além de mini sapinhos, grilos, aranhas e outros pequenos animais. 
   Em seguida, os estudantes percorreram a trilha ecológica, aprendendo sobre os cuidados necessários para a preservação do ambiente. Para as turmas das Escolas Francisco Mees e São José, o projeto já encerrou em agosto.
  O projeto “Mata Atlântica Viva” integra o programa “Relação do Homem com a Natureza” e é coordenado pela professora Francieli Bronstrup, responsável pela Educação Ambiental do município juntamente com a fiscal ambiental Terezinha Lima da Secretaria de Meio Ambiente. Ao longo do ano, Francieli ministrou nos 4ºs anos do município, quatro palestras em sala de aula sobre a história da Mata Atlântica, abordando temas como fauna, flora, água, ar e solo. 
“Foi um momento realmente especial! Os estudantes viveram uma experiência única, encantando-se com a visita ao borboletário e com as palavras do Sr. Silvério, que compartilhou com tanta sabedoria e paixão seus conhecimentos sobre o parque e o cuidado com a natureza. Nosso sincero agradecimento ao Sr. Silvério por nos receber com tanto carinho e dedicação!” destacou a professora Francieli.

Parque Natural das Aves: um santuário da Mata Atlântica
  Fundado há 24 anos, o Parque Natural das Aves é reconhecido como um centro de excelência ambiental e um verdadeiro santuário da Mata Atlântica, que proporciona aos visitantes uma experiência única de contato direto com a natureza e com diversas espécies de aves.
   Seu principal objetivo é educar, recuperar e preservar o meio ambiente, por meio de atividades que unem lazer, aprendizado e conscientização.
  Localizado na comunidade do Rio Natal, em São Bento do Sul, o parque está inserido em meio aos 23 mil hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Vermelho/Humboldt. O local é também um dos pontos preferidos de parada para ciclistas que percorrem o Circuito das Araucárias, que passa por Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul.
  Entre as principais atrações estão o borboletário, a trilha dos pássaros, o orquidário, as trilhas ecológicas, além de espaços com peixes, restaurante e loja de produtos artesanais. O parque ainda conta com pousada ecológica e área de camping, ideais para quem deseja uma imersão mais longa na natureza.
    No local, é possível contemplar diversas espécies nativas e frutíferas, como jabuticabeiras, pés de graviola e canela.
  A administração é feita pelo casal Silvério e Anita Piontqevuz, que se dedicam com carinho à manutenção e acolhimento dos visitantes. Enquanto Silvério começa o dia alimentando as aves e guiando os passeios, dona Anita é responsável pelas delícias do café colonial caseiro, muito apreciado pelos turistas.
  O Parque Natural das Aves funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 18h, mediante taxa de visitação. Os visitantes podem optar por passeios diurnos ou por hospedar-se na pousada e camping, desfrutando de momentos de tranquilidade e conexão com o meio ambiente. Aos domingos servem café colonial.
Serviço
Parque Natural das Aves
Endereço: Estrada Floresta, Rio Natal -São Bento do Sul (SC)
Horário de funcionamento: diariamente, das 8h30 às 18h
Informações e reservas de hospedagem: (47) 99115-8609 ou (47) 3059-0024

 

Diretoria de Comunicação

Prefeitura de Corupá

Comentários