Estudantes de Corupá encerram projeto “Mata Atlântica Viva” com visita ao Parque Natural das Aves
As turmas do 4º ano conheceram o borboletário e percorreram a trilha ecológica do local
Os estudantes dos 4ºs anos das Escolas Aluísio Carvalho de Oliveira e José Pasqualini, da rede municipal de ensino de Corupá tiveram uma vivência especial na semana passada durante o encerramento do projeto “Mata Atlântica Viva”. A atividade aconteceu no Parque Natural das Aves, localizado na comunidade do Rio Natal.
Durante a visita, as turmas foram recebidas pelo proprietário do parque, Sr. Silvério Piontkewicz, de 69 anos, que apresentou as principais atrações do local. O passeio começou pela área cuidada por ele com amor e carinho onde tem as aves, depois foi a vez de visitar e se encantar no borboletário, onde os alunos puderam observar lagartas, borboletas saindo do casulo, além de mini sapinhos, grilos, aranhas e outros pequenos animais.
Em seguida, os estudantes percorreram a trilha ecológica, aprendendo sobre os cuidados necessários para a preservação do ambiente. Para as turmas das Escolas Francisco Mees e São José, o projeto já encerrou em agosto.
O projeto “Mata Atlântica Viva” integra o programa “Relação do Homem com a Natureza” e é coordenado pela professora Francieli Bronstrup, responsável pela Educação Ambiental do município juntamente com a fiscal ambiental Terezinha Lima da Secretaria de Meio Ambiente. Ao longo do ano, Francieli ministrou nos 4ºs anos do município, quatro palestras em sala de aula sobre a história da Mata Atlântica, abordando temas como fauna, flora, água, ar e solo.
“Foi um momento realmente especial! Os estudantes viveram uma experiência única, encantando-se com a visita ao borboletário e com as palavras do Sr. Silvério, que compartilhou com tanta sabedoria e paixão seus conhecimentos sobre o parque e o cuidado com a natureza. Nosso sincero agradecimento ao Sr. Silvério por nos receber com tanto carinho e dedicação!” destacou a professora Francieli.
Parque Natural das Aves: um santuário da Mata Atlântica
Fundado há 24 anos, o Parque Natural das Aves é reconhecido como um centro de excelência ambiental e um verdadeiro santuário da Mata Atlântica, que proporciona aos visitantes uma experiência única de contato direto com a natureza e com diversas espécies de aves.
Seu principal objetivo é educar, recuperar e preservar o meio ambiente, por meio de atividades que unem lazer, aprendizado e conscientização.
Localizado na comunidade do Rio Natal, em São Bento do Sul, o parque está inserido em meio aos 23 mil hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Vermelho/Humboldt. O local é também um dos pontos preferidos de parada para ciclistas que percorrem o Circuito das Araucárias, que passa por Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul.
Entre as principais atrações estão o borboletário, a trilha dos pássaros, o orquidário, as trilhas ecológicas, além de espaços com peixes, restaurante e loja de produtos artesanais. O parque ainda conta com pousada ecológica e área de camping, ideais para quem deseja uma imersão mais longa na natureza.
No local, é possível contemplar diversas espécies nativas e frutíferas, como jabuticabeiras, pés de graviola e canela.
A administração é feita pelo casal Silvério e Anita Piontqevuz, que se dedicam com carinho à manutenção e acolhimento dos visitantes. Enquanto Silvério começa o dia alimentando as aves e guiando os passeios, dona Anita é responsável pelas delícias do café colonial caseiro, muito apreciado pelos turistas.
O Parque Natural das Aves funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 18h, mediante taxa de visitação. Os visitantes podem optar por passeios diurnos ou por hospedar-se na pousada e camping, desfrutando de momentos de tranquilidade e conexão com o meio ambiente. Aos domingos servem café colonial.
Serviço
Parque Natural das Aves
Endereço: Estrada Floresta, Rio Natal -São Bento do Sul (SC)
Horário de funcionamento: diariamente, das 8h30 às 18h
Informações e reservas de hospedagem: (47) 99115-8609 ou (47) 3059-0024
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Corupá